quinta-feira, 26 de abril de 2012

Grande Jogo 2012 de Brumadinho: Uma atividade super interessante




No dia 21/4, aconteceu em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, o Grande Jogo Distrital 2012. E como no ano passado, se mostrou a atividade mais interessante e bem realizada do distrito. Apesar do Grande Jogo 2011 no Parque das Águas ter parecido mais organizado (talvez, por causa do espaço reduzido de um parque) o de Brumadinho não deixou de ser interessante. Mais uma vez, bases legais e bem executadas que instigam a inteligência, estratégica, espírito escoteiro e pensamento em grupo (destaque a base de flechas). Nem o grupo de Brumadinho (151º) esse ano, nem o do Parque das Águas (98º) no ano passado ficaram privilegiados. “Dobradinha” no ramo lobinho (1º e 2º lugar do 107 GEVIT) e o ganho triplo do ramo escoteiro (1º, 2º e 3º lugar do Baleia) mostraram que não ouve interferência que evitassem os prêmios seguidos, o que de certa maneira é bom. A única reclamação é que não ouvíamos o presidente do distrito, Alexandre Puliti, de maneira clara. O microfone estava um pouco fraco para o espaço e quantidade de pessoas.
Mas estamos orgulhosos e felizes por atividades assim! Parabéns distrito!

Ramo Lobinho:
1º - Matilha amarela – 107º GEVIT

Ramo Escoteiro:
1º - Patrulha Gavião – 23º Baleia

Ramo Sênior:
1º - Patrulha Kreen-akarore – 107º GEVIT

segunda-feira, 12 de março de 2012

Análise: Organização do 'Jamboree no Rio' peca na divulgação


Falta poucos meses para o V Jamboree Nacional no Rio de Janeiro e estamos com pouquíssima divulgação por parte da organização do evento e da própria União dos Escoteiros do Brasil. Muitos escoteiros estão perdidos, sem saber exatamente o que acontecerá.
Comparando com o IV Jamboree Nacional, que aconteceu em Foz do Iguaçu, o V Jamboree fica para trás no quesito divulgação através das redes sociais. No Jamboree de Foz ouve blogs, enquetes, concursos (enfatizando o da produção de curtas para exibi-los  na abertura) e entre milhares de outras formas. Estranho, já que hoje, o número de pessoas na internet - principalmente nas redes sociais - é maior e a UEB parece não aproveitar nada disso para o evento. Não tem sequer vídeos de aquecimento no YouTube.

Isso deve estar acontecendo devido a possível ocupação que a UEB tem em burocratizar cada vez mais o movimento e esquecer a prática de fato? Ou talvez, a organização do Jamboree não tenha tanta importância em incentivar o grande evento nas redes sociais. Pra que, não é? 

domingo, 11 de março de 2012

Visita do 107º GEVIT ao 83º GEOSC


No dia 10 de março de 2012, o ramo sênior do 107º GEVIT visitou o grupo 83º GEOSC (Betim) fazendo uma atividade muito divertida.
Eles começaram com um jogo "Quebra Gelo", que era o seguinte: todas as patrulhas deviam quebrar os gelos LITERALMENTE e colocá-los nas respectivas sacolas (Com um buraco relativamente PEQUENO). Foi bastante difícil, porém muito divertido!
Logo após, os chefes passaram 1 balão - extremamente grande - para cada patrulha e foi difícil estoura-lo. Por dentro, ainda tinha farinha. Imagina a bagunça...
E por fim, para finalizar essa atividade com chave de ouro, fizemos um jogo em que deveriamos sentir o odor de algumas substâncias e adivinhar o que era cada uma.
Enfim... Todos ficaram  muito satisfeitos com a atividade!
Sem contar com o ótimo ônibus com ar condicionado na volta para sede.

Incentive sua tropa a visitar outros grupos escoteiros. O intercâmbio de conhecimento é gigantesco. Além de fazer novas amizades com os irmãos escoteiros! 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Um olhar sobre: O Espírito Escoteiro


 

Mas o que é mesmo esse tal de espírito escoteiro?! Ao meu ponto de vista a palavra espírito é digna de ser comentada. Espírito pra mim lembra sentimento, e sentimento me lembra vida, que por sua vez me lembra humanidade. Então, tem uma parte da palavra espírito que está diretamente ligado conosco (os seres humanos) e esse Espírito humano escoteiro quer dizer tudo que há de bom e de mais puro no nosso coração. 
Como fundador do Movimento Escoteiro, Baden Powell foi um médico do mundo, onde plantou uma semente-remédio para todo os maus dos homens e deve a nós, escoteiros, continuar a trilhar os rumos para um mundo melhor. Do meu um ano ingressado nessa jornada, admito que não sou capáz de lembrar o nome de cada patrulha, datas importantíssimas, ou saber todos os fatos marcantes na história do Escotismo, mas apesar de dados serem importantes, julgo que sentimentos são mais, sentimentos vão além de saber nomes, mas sim de sentir que aquilo que se nomeia faz realmente parte de sua vída e de um momento pra cá, de sua história independentemente do nome atribuído ou da data de início.
O espírito escoteiro não está SOMENTE no saber mas também no sentir. No mais, uma coisa eu sei e sinto, sinto que todos os sábados, de duas às cinco e meia, o local que quero me encontrar.